Breaking Bad - 4x06 - Cornered
" Eu sou o perigo. Acha que sou quem vai atender a porta e levar um tiro? Não. Eu sou o cara que bate na porta. "
https://testeinspiration.blogspot.com/2011/08/breaking-bad-4x06-cornered.html
Acha que sou quem vai atender a porta e levar um tiro?
Não.
Não.
É assim que Cornered joga a máscara de Walt na lama. É assim que Skyler finalmente vê que ela não está em perigo, ela está com o perigo. Eu digo “até que enfim”. Já era tempo. Falta saber se esta ex-atual-ex-esposa é capaz de sobreviver a esta revelação.
Não é impossível que a solução apareça na cabeça dela como uma fuga desse abismo. Parece até que ela já planeja isso. Mas razão não falta à Skyler.
Walt comprar aquele carro para o filho deles foi tão estúpido quanto Jesse acreditar que é o mais novo "funcionário do mês" de Gus. Nem um nem outro escutam a lógica e a razão quando mais deviam. Jesse ainda tem um desconto por ser completamente ingênuo. Não é seu primeiro ato de inocência e provavelmente não será o último.
Mas Walt...
Eu juro que não entendo como ele pode agir tão estupidamente. Quantas vezes é necessário que Skyler grite para lembra-lo que “chef de metanfetamina” não é profissão registrada em carteira? Quantas vezes mais ela precisa ser a bruxa que estraga todos os prazeres da vida do filho?
Ele não aprende. Já cometeu tantos erros. Já esteve por um fio tantas vezes. Mas não aprende.
Ele não aprende e quer ensinar ao Jesse. Ensinar como? Você já falhou na sua lição de professor, Walter. Sua credibilidade, suas demonstrações de amor, tudo isso soa como humilhação e desprezo aos ouvidos de Jesse. Claro que ele não vai te escutar.
Gus é quem sai ganhando. Seu plano está indo de vento em popa. Se antes Jesse ouvia Walt por acha-lo uma referencia, agora é Gus que ocupa este posto. “Eu gosto de pensar que vejo coisas nas pessoas”. Pronto. Já ganhou o coração de Jesse. (Sem contar que trabalhando ao lado de Mike ele acabou mostrando verdadeiro valor... muito além da armaçãozinha que obrigaram ele a brincar).
Por falar em Gus, ele não poderia ser mais brilhante. Que homem extraordinário. Impulso não é uma palavra presente em seu dicionário. E daí se tem um inimigo pisando no calo do pé dele? Que se danem as batalhas. Pensar e tomar atitudes pensadas vai sempre lhe garantir a vitória na guerra.
Um ponto maravilhoso de Cornered foi o momento em que Walt finalmente tomou o lugar de chefe no lava jato. Ainda aqui seu ex-patrão tentou humilhá-lo, e numa prova de paciência homérica, Walt ouviu tudo calado.
Calado. Semblante fechado. Observando.
Porém, quando chegou sua vez de falar, foram poucas palavras que mostraram a Bogdan que aquele bobo de antes já cresceu faz tempo.
Já cresceu. Envelheceu e perdeu o juízo. Eu já falei antes, e não canso de repetir. Walt precisa de acordar. Não com discursos idiotas ou ações impulsivas. Ele não está no país das maravilhas faz tempo. E se continuar nesse ritmo...
Não será ele que baterá na porta.










