Breaking Bad - 4x07 - Problem Dog
“Eu farei.” “Fará o que?” “Vou matá-lo na primeira oportunidade” Isso soa mesmo como o Jesse falando?

https://testeinspiration.blogspot.com/2011/09/breaking-bad-4x07-problem-dog.html
“Eu farei.”
“Fará o que?”
“Vou matá-lo na primeira oportunidade”
Não é novidade nenhuma que a inocência dele já foi pro ralo faz tempo. Aquele coração ingênuo já esta machucado demais. Gale, Victor, o irmãozinho da namorada, aqueles dois da 1ª temporada fazem parte de uma lista que só aumenta a pressão em cima daquele jovem que era todo alegria.
Ele era todo alegria. Todo proza. “Yo”. Sempre ingênuo e sempre caindo na pior situação possível. Foi chutado pelos pais duas vezes, acabou morando no trailer/laboratório, pediu ajuda para Walter e foi escorraçado, teve seu trailer destruído, levou surra do Hank...
Se for pra continuar com quantas vezes Jesse foi derrubado pela vida, a lista não para. Só escrevo isso para entender que sua promessa de se livrar de Gus não soa tão surpresa assim. Ela tem de onde vir.
Sem contar que com a ajuda vital de Walt, pressionando o que já não tem nem fôlego mais pra respirar, tudo se encaminha. “Vou matá-lo na primeira oportunidade” é tudo o que Walt queria ouvir. Mas, é uma promessa. Só uma promessa.
Depois dela Jesse teve sim sua oportunidade de usar o veneno feito por Walt (ironia à la Breaking Bad: no próprio laboratório da vitima) e não a cumpriu. Acaba que a força de Gus manipulando-o é bem maior. Jesse se sente parte do time agora e tem medo de estragar tudo e voltar a ser escorraçado por Walt... como sempre.
Enquanto isso, Walt volta à adolescência e desobedece a ex-atual-ex-mulher como um filho rebelde provoca a mãe. Tem dinheiro pra gastar, né? Vamos queimar um carro então. Já que tem Saul Goldman para chamar pra limpar a sujeira da festa, nada impede o “teen meth's chef” de pôr pra fora suas asinhas...
Só que isso deve ter, bem cedo, suas consequências. Não é a primeira vez que ele não escuta Skyler, e certamente não será a primeira vez que ela termina com a razão. Enquanto ele brinca de ser inconsequente, ela tenta segurar a família dentro da aparência da legalidade completamente sozinha. Ah, Walt, está na hora de tirar o adolescente de cena e colocar o homem pra trabalhar, né?
Nesse trabalho incessante de Skyler surge um imprevisto: o pé de verdinhas está dando mais frutos que o combinado. O combinado? Foi até engraçado vê-la entrando no esquema da lavagem de dinheiro sem saber quanto dinheiro teria que lavar. Ela tanto trabalhou, tanto calculou e esqueceu o essencial: nenhum lava jato do mundo lucra 7 milhões de dólares por ano. Vamos ver onde ela vai achar esconderijo para tanto dinheiro.
![]() |
Hank. Esse sim foi o grande acontecimento de Problem Dog. O cara chegou ao topo do topo na sua procura por Heinsenberg. Quer dizer, ele nem pegou Heinsenberg. Pegou o chefe. Pegou o homem que comanda uma cadeia de tráfico de drogas de tamanho sem precedentes. Logo aquele que passou mais de 20 anos camuflado como amigão da policia.
E a cara do Coronel Sanders com as “descobertas” de Hank? Impagável. Só que desta vez ele não foi despreparado, baseado em meras intuições como antes. Ele foi com dados e mais dados e, lá no meio, umas digitais. Digitais não mentem.
Se são as digitais de Gus na cena do crime, não tem jeito. Ele faz parte do crime.
Agora e se Hank chegar no Gus antes de Jesse e Walt? Não duvido que Gus entregaria Walt sem nem piscar. Até por que, o que ele ganharia protegendo aquele que ele quer ver morto?
Bom, que a coisa vai esquentar a gente já sabe. Já passamos da metade da temporada e agora não é só Jesse e Walt correndo de Gus. Agora é Jesse e Walt correndo de Hank, Gus correndo de Hank, e Jesse e Walt correndo de Hank. E deve ainda sobrar algum efeito colateral para Skyler...
Problem Dog foi mais um excelente episódio. E a referência a que o titulo fez foi perfeita. O discurso de Jesse no "Drogados Anônimos" foi o estopim do "eu aceito isso", "eu vivo com aquilo". É a mais pura verdade, né? Quem consegue conviver "aceitando" que atropelou o próprio filho?
Vamos finalizar esta review abrindo aspas para Jesse:
A verdade é, que se você faz as coisas e nada acontece, qual o significado de tudo isso? Qual é o objetivo? Certo, tudo isso é sobre auto-aceitação. Tirar o inferno de você mesmo não dá sentido a nada. Então deveria parar de me julgar...E me aceitar. Então, não importa o que eu faça, dão um viva para mim, por ser um cara ótimo? Não importa quantos cachorros eu mate, apenas faço um inventário e aceito isso? [...] Quanta besteira!
É. Esse "cachorro problemático" deu muita reflexão à mente desse menino.
P.S.: O cartel conseguiu uma reunião com Gus depois de enviar "singelas mensagens" para ele. Qual será o "objeto de desejo" do cartel? Alguém ainda aposta que seja Walter?