Breaking Bad: muito mais do que uma série, por Fábio Lins
Quando uma série de TV deixa de ser apenas uma série de TV.

https://testeinspiration.blogspot.com/2013/12/breaking-bad-muito-mais-do-que-uma-serie-por-fabio-lins.html
Quando uma série de TV deixa de ser apenas uma série de TV.
São séries que marcam a vida de um seriador. Algumas você assiste, outras você vive. E quando uma série faz com que você mude a sua maneira de ser e de agir, ela passa de uma simples série de TV para uma grande experiência de vida. Essa ou isso é Breaking Bad.
Uma série que veio sem pretensões e mudou a TV em diversos fatores. A TV é tida sempre como inferior ao cinema, mas Breaking Bad mudou isso: acompanhamos episódios cinematográficos semana após semana. A série tem muita qualidade, e em todos os departamentos. Incrível como ela foi muito bem produzida, claro, crescendo ano a ano. O cuidado que os produtores tiveram com o roteiro, rimas visuais, trilha sonora, enfim, conduziram a série com maestria. Claro, desenvolvendo perfeitamente os personagens que eram vividos por excepcionais atores.
Mas Breaking Bad não alcançaria o grande sucesso que alcançou se não fosse o "boca a boca" na internet. Os fãs da série não ficavam satisfeitos em apenas acompanhá-la, tinham que viciar mais alguém nela. A série se tornou um viral. O planejamento também ajudou muito, pois ao saber que a série tinha data para terminar, a maioria não quis ficar fora dessa.
E foi assim que conheci Breaking Bad.
![]() |
Fan art por Mike Thomas |
Breaking Bad é recheada de cenas impactantes, e eu fiquei impactado em vários momentos. Mas um momento chegou a alterar meu estado de espírito. Sim, uma série chegou a esse ponto.
Foi quando Walter, "incorporado" por Heisenberg, deixou Jane morrer. Mesmo sem tocar na vitima, Walter cometeu um covarde assassinato doloso. O momento fez-me levantar do sofá, com as mãos na cabeça, enquanto gritava: "Que isso, Walter?! O que você está fazendo?! Não faça isso!" Foi desesperador. Tive dificuldades para dormir naquele dia. A série faz muito isso com o telespectador. Ela muitas vezes faz você brigar com a TV, como se a ficção transcendesse a realidade. Você ri, chora, se emociona, se excita, se ofende. Muitos desses sentimentos são contraditórios e muitas vezes são sentidos em pequenos intervalos de tempo. É impressionante.
Foi então que inventei de criar um blog dedicado à série. Pra você criar um blog você tem que ser louco ou muito apaixonado pelo que faz. Não é fácil. Você tem que amar, você precisa. Eu acabei unindo duas paixões: paixão por escrever e paixão por Breaking Bad. Eu poderia criar um blog sobre as séries 'modinhas' da época, como Dexter, por exemplo. Teria bem mais visibilidade, mas eu não buscava isso, buscava fazer o que gostava, e, mesmo se ninguém ler, pelo menos eu disse. Esse é o meu lema.
A iniciativa única -- pois ninguém no Brasil teve coragem de criar um site especializado em Breaking Bad -- fez com que eu me apegasse ainda mais, pois passava a acompanhar o dia a dia de tudo o que a envolve (com muita dificuldade, pois era muito difícil encontrar assuntos sobre a série), fazendo com que o meu envolvimento fosse aumentando, andando lado a lado com o amor pela série.
E quando a série termina e você se sente completamente satisfeito com tudo que viu e com tudo que fez, a sensação é maravilhosa. Faz tudo valer à pena. A série terminou de forma perfeita e, paralelamente, o meu esforço em dar murro em ponta de faca foi reconhecido de forma inimaginável.
Posso dizer que Breaking Bad mudou a minha vida, pois serviu de plataforma para alcançar pontos antes impensáveis, além de entreter a mim e a todos os fãs durante seis anos.
* Capa: Fan art de DocBerlin77
Guest Post Este texto foi escrito por um brilhante e ilustre autor convidado, e faz parte de uma série de posts sobre as séries favoritas e os danos que elas causam no coração da gente.
Guest
![]() |
O Autor |
Aplica-se o mesmo ao filme "Fight Club"
ResponderExcluirsinto os mesmos sentimentos com Sons of Anarchy :)
ResponderExcluirFábio, muito obrigada, de coração, por ter aceitado o convite.
ResponderExcluirFoi muito bom poder saber um pouco sobre o nascimento do Breaking Bad Brasil, blog do qual só fã e vivo citando por aqui :shy:
AMEI o parágrafo onde você conta sua reação à morte de Jane. Breaking Bad é, de fato, desse jeito mesmo. Ela provoca cada emoção na gente que... haja coração. Mas a maior de todas as emoções para mim foi a gente terminar torcendo para Walter White, mesmo quando ele não era mais Walter White. Como você disse, no começo ele era um anti-herói que "apenas" "chutou o balde". Depois, bem, depois virou Heisenberg,
Quando você fala que blogueiro tem que ter paixão, eu penso comigo: você não poderia estar mais certo. Realmente fazer blog não é fácil, dá trabalho, e nem sempre dá recompensa. Fico feliz em saber que com o Breaking Bad Brasil foi diferente, ainda mais porque no começo parecia que ninguém ia ver essa série maravilhosa. Graças a Deus foi diferente!
Fábio, continue seu ótimo trabalho. Seja com o Viciado em Série, seja com o Breaking Bad Brasil, seja com o LostManíacos. Admiro muito sua dedicação, esforço e persistência.
Você sabe... você vai longe! :smile:
Muito bom ! :-)
ResponderExcluirSei como é, a minha experiência de vida foi com a série "Gilmore Girls".
Breaking Bad, para mim foi uma bela surpresa!!! Cada temporada o negócio fica melhor, e é incrível como a gente se envolve com as histórias dos personagens.
A parte que eu mais surtei foi quando SPOILER ALERT!
Apareceu aquele vaso de Lírios do Vale ( acho q é esse o nome da planta), a qual as frutinhas envenenaram o Brock, não queria acreditar que o WW fosse capaz de ter feito aquilo, muito fdp.
Demorou um tempo para eu aceitar huahua Breaking Bad é uma obra de arte, aquelas paisagens o modo como filmaram os personagens, muito bom =)
ps:tenho medo daqueles gêmeos até hoje!